CARA- Casa Agrícola Rebelo Afonso
A tradição da vitivinicultura e da olivicultura das famílias Rebelo e Afonso vem de longe, mas é com a chancela de João Paulo Rebelo Afonso que em 2012 nasce a CARA – Casa Agrícola Rebelo Afonso, uma homenagem aos saberes familiares que soubemos preservar.
Herdeiros de uma agricultura de subsistência que caraterizou em tempos o interior norte de Portugal, a visão empreendedora dos casais Hermínia e José Rebelo e Albertina e Luís Afonso permitiu-lhe alargar horizontes através de uma exploração mais cuidada e intensiva dos terrenos que possuíam. Como tantas outras famílias, o azeite e vinho que produziam nas terras elevadas da Beira fazia os deleites dos armazenistas e lojistas do Porto. A boa aceitação ditou a necessidade de aumentar a produção e a geração seguinte seguiu os passos dos seus antecessores. Ludovina Rebelo e José Luís Afonso dedicaram-se a restruturar as vinhas antigas e apostaram na comercialização de uvas para vinhos de mesa mas também para licores generosos, em particular os vinhos do Porto. A experiência adquirida e a consciência da qualidade das uvas que se produzem nos terrenos da Casa Agrícola conduziram à criação de uma marca própria que usa exclusivamente as castas nacionais para produzir vinhos tintos e brancos com personalidade própria que os tornam distintivos e únicos.
A família Rebelo Afonso é proprietária de aproximadamente 10 ha distribuídos pelos Concelhos da Meda e Vila Nova de Foz Côa.
Alma dos nossos vinhos:
Solo: Xisto e Granito
Altitude: 500 a 650 mts
Castas:
Tinto - Touriga Nacional; Touriga Franca; Tinta Roriz; Tinta Barroca.
Branco - Viosinho; Rabigato; Malvasia Fina; Gouveio.